Tratamentos

Terapias

 

Depressão

A Depressão é uma doença mental séria, e que precisa ser tratada de forma adequada e contínua.

Quando o tratamento não acontece ou é interrompido sem a orientação médica e psicológica, esta doença tende a se tornar crônica com graves consequências, como por exemplo, o suicídio.

A Depressão pode começar em qualquer época da vida. Vamos entender mais sobre isso.


Existe causa para a ocorrência da Depressão?
Vou falar aqui de 2 (duas) principais:
- Bioquímico Cerebral: Deficiência nas substâncias cerebrais chamadas: Noradrenalina, Serotonina e Dopamina que estão envolvidas na regulação da atividade motora, apetite, sono e humor;

- Eventos Estressores: Se a pessoa fizer parte do quadro que apresente deficiência nas substâncias mencionadas acima, caso ela vivencie frequentemente eventos estressores, este é um forte agravante para acontecer o quadro de Depressão.

Quais são os principais sintomas da Depressão?
- Humor Depressivo: Avaliação negativa de si, do mundo e do futuro. Relato de que está se sentindo vazio, se sente um peso para os outros, acredita que nunca mais voltará a ser feliz e ter prazer nas coisas, relata que morrer é a única forma de resolver tudo;

- Exaustão física: Falta de energia, pensamentos lentos, falta de concentração, queixa por perda de memória, desânimo, redução do interesse sexual, em alguns casos sonolência ou insônia;

- Apetite: Na maioria dos casos o apetite diminui, mas tem pessoas que percebem um aumento optando por ingerir carboidratos e doces;

- Dores e sintomas físicos confusos: Estão presentes dores que podem se remeter a outras situações clínicas. Geralmente o que se sente é: queixas digestivas, dor no peito, taquicardia e aumento excessivo do suor.


Como acontece o diagnóstico Para Depressão?
- O diagnóstico é clínico e psicológico. Através da coleta de dados da história de vida do paciente é feito um exame do estado mental, tem a constatação de Depressão ou não.

Não existem exames laboratoriais que possam diagnosticar um quadro de Depressão.

Quais as formas de tratamento para a Depressão?
- O tratamento é medicamentoso com antidepressivos a serem prescritos pelo médico de acordo com a condição de saúde do paciente e a terapia com psicólogo. A medicina e a psicologia necessitam caminhar juntas no que se refere ao tratamento para depressão.


Existe possibilidade de prevenção para Depressão?
Alguns hábitos são importantes e capazes de fortalecer o corpo e a mente:

- Alimentação saudável e equilibrada, praticar exercícios físicos, evitar o consumo de álcool e drogas, estabelecer uma rotina de sono de 7 a 8 horas por período em que você dorme, pois nem todas as pessoas dormem a noite, porque neste período estão trabalhando.

Estas são dicas simples e fáceis de colocarmos em nosso dia a dia.

Agora que você já sabe o que é a depressão, suas principais causas, sintomas, tratamentos, formas de possivelmente prevenir, relembro que estou aqui para passar com você a travessia diante desta realidade que não é fácil superar sozinho.

Fale comigo e agende seu horário.

Terapia de Casal

A Terapia de Casal é uma terapia em que ambos os parceiros participam, tendo o foco nas dificuldades que estão vivendo. Na terapia, o casal tem a possibilidade de reorganizar o relacionamento, seja no casamento, no namoro ou no noivado.

    O acompanhamento psicológico não tem a finalidade de te entregar tudo pronto, como uma receita de bolo, que você prepara e fica tudo perfeito. A terapia ajuda a identificar os pontos de conflitos dentro da relação, e a determinar quais as mudanças necessárias, sejam no modo de se relacionar, bem como mudanças individuais.

Quais são os principais motivos que levam casais para a terapia?
 Os problemas que levam casais à terapia podem ser: dificuldades de interação, valores sexuais, dificuldades emocionais, falta de habilidade para lidar com o estresse, educação dos filhos, dinheiro, desentendimentos na divisão de tarefas da casa, pressões do trabalho e afins.


Como a terapia de casal pode ajudar?
- Melhorar a comunicação;

- Definir objetivos comuns;

- Negociar e equilibrar as diferenças individuais dentro da relação;

- Compartilhar responsabilidades dentro do relacionamento;

- Sentir e entender as necessidades do outro;

 - Melhorar a vida sexual;

- Ter mais qualidade no relacionamento e satisfação conjugal.

 

Os problemas no relacionamento a dois podem aumentar conflitos individuais. Por exemplo, brigas constantes levam a um estado crônico de irritação. Quem está constantemente irritado por questões individuais, por motivos como pressão no trabalho, por exemplo, pode vir a ter mais discussões no relacionamento.

O relacionamento do casal passa por diversas fases e toda mudança traz movimento. Este movimento nem sempre é vivenciado de modo tranquilo e natural.

O relacionamento muda com a passagem do noivado para o casamento. Agora os planos precisam acontecer na prática.


Nascimento dos filhos
Nesta fase o tempo pode ser aliado ou pior inimigo, pois há necessidade de investir tempo na educação, cuidado e diversão com os filhos, dividir as tarefas da casa e trabalho externo, caso uns dos dois trabalhem fora.


Quando os filhos tornam-se adolescentes
Nesta fase o desafio acontece nos combinados de colocar limites. Nem sempre ter decisão em comum é fácil.


Necessidade de mudança de cidade ou país
As propostas mais inesperadas surgem e muitas implicações junto com elas. Nesta situação ter um diálogo saudável é fundamental para que toda família esteja na mesma página, entendendo o porquê das coisas estarem acontecendo.

Saída de casa por parte dos filhos, como encarar esta fase?
Entender que os filhos já podem caminhar sozinhos é um grande desafio.

 

A sincronia do casal necessita ser constante em função do equilíbrio em seus aspectos individuais e dentro do relacionamento.

O respeito é fundamental. Cuidado com o outro é um dos fatores principais, pois, ambos precisam falar uma linguagem que o parceiro compreenda.

Seja qual for a fase que você esteja vivendo em seu relacionamento, agora você sabe que posso ser facilitadora neste tempo que tem trazido dor e dificuldade.

Tenho como ajudar você e seu parceiro a encontrarem juntos caminhos saudáveis e especiais. Redescobrindo-se individualmente e no relacionamento a dois.

Fale comigo e agende seu horário.

Ansiedade

Em algum momento de nossas vidas já nos sentimos ansiosos por alguma razão.

Mas o que é Ansiedade?

 Trata-se do estado de expectativa que temos a respeito de algo que está para acontecer. Por exemplo: ficamos ansiosos quando passamos por um processo de seleção para uma vaga de emprego, para a realização de uma prova, seja esta para escola, faculdade ou um concurso público. Ficamos ansiosos para passar por uma consulta médica, pois tememos muitas vezes pelo diagnóstico que vamos receber, ou seja: Ansiedade está ligada a eventos futuros.

Acontece quando intensificamos em excesso acontecimentos futuros trazendo para nosso presente como se de fato as situações estivessem acontecendo no aqui agora. Passamos a sentir o que se chama Transtorno de Ansiedade, uma doença que precisa de tratamento.


Quais são as principais causas para a existência do Transtorno de Ansiedade?
Na maioria das vezes está relacionada a choques intensos: um acidente, um conflito ou um fracasso, rotinas de trabalhos que exijam excessiva pressão profissional ou estar vivenciando uma doença grave.

De uma forma simples, Ansiedade está relacionada ao medo “de”. O pano de fundo sempre é o medo, que de acordo com a explicação mencionada acima, a partir do momento que este medo se apresenta de forma muito intensa, fugindo de um contexto equilibrado, passa de sensação, para doença psíquica.


Quais são os principais sintomas do Transtorno de Ansiedade
Irritabilidade, insônia, sensação de insuficiência/incapacidade. Os pensamentos sempre são focados em catástrofes, havendo sempre uma ideia de que algo muito ruim está para acontecer.

Os movimentos corporais são involuntariamente descompassados, movimentando em excesso pernas e mãos, além disso, existem pessoas que sentem a boca seca, o coração disparado, formigamento nas mãos e falta de ar. Algumas alterações clínicas necessitam ser investigadas, pois sintomas como aumento dos batimentos cardíacos, formigamento nas mãos e falta de ar, podem estar relacionados a alguma alteração cardíaca, por isso é importante que os serviços de saúde sejam procurados em casos de sintomas muito intensos.

 É importante lembrar que nosso corpo fala com a gente. Então, antes do desespero, é preciso ficar atento ao fato de que o seu corpo pode estar te comunicando algo.


Como acontece o diagnóstico para o Transtorno de Ansiedade
- O diagnóstico é médico e psicológico. Através do levantamento da história de vida do paciente. Realizando um exame de seu estado mental, tem-se a possibilidade diagnóstica do Transtorno de Ansiedade.


Qual o tratamento para o Transtorno de Ansiedade
- O tratamento vai ser orientado de acordo com a condição clínica de saúde de cada paciente, podendo este ser medicamentoso e terapêutico com psicólogo, ou apenas terapêutico com psicólogo e medicações naturais.

Os medicamentos, que só podem ser prescritos pelo médico, geralmente são ansiolíticos, que tem a finalidade de agir nas regiões cerebrais responsáveis por reorganizar os pensamentos e sentimentos de uma pessoa que esteja passando pelo quadro de Transtorno de Ansiedade.


Existem formas de prevenção para o Transtorno de Ansiedade?
Temos sempre ao nosso alcance maneiras de reduzir manifestações de algumas doenças.

A respeito do Transtorno de Ansiedade, posso listar alguns:

- Praticar exercícios físicos, dormir regularmente de 7 a 8 horas de sono, ingerir menos cafeína. Acredito que um dos principais é falar. Quando conseguimos colocar na palavra o que estamos sentindo ou algo que esteja nos incomodando, a condução da situação torna-se bem mais leve. E fácil para encontrar os caminhos para a solução.

Agora que você já sabe o que é o Transtorno de Ansiedade, suas principais causas, sintomas, tratamentos, formas de possivelmente prevenir, relembro que estou aqui para passar com você esta realidade, que não é fácil superar sozinho (a).

Através das técnicas da Psicologia e na Terapia Cognitivo Comportamental, em que sou especialista, tenho condições de entender melhor suas dificuldades, ampliar o gerenciamento do seu estado Ansioso, reduzindo os prejuízos trazidos pelos sintomas que são originados pelo Transtorno de Ansiedade. E tudo isso de forma consciente.

Fale comigo e agende seu horário.