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4 Passos para você ter Hábitos Poderosos

Por Psicóloga Priscila Gomes: CRP08/25120
Foto da Psicóloga Priscila Gomes - No artigo 4 Passos para você ter Hábitos Poderosos.

23/04/2021

Os nossos hábitos são frutos dos nossos comportamentos e definem quem somos e onde vamos chegar, seja na vida pessoal ou profissional.

Muitos dos nossos hábitos foram construídos na infância, como tomar banho, escovar os dentes ou ler e estudar. Outros nós vamos construindo com o passar dos anos, nossas vivências e experiências.

Os hábitos podem ser classificados de três maneiras principais, saudáveis, neutros e prejudiciais. E essa classificação é feita pensando nos nossos objetivos e sonhos. Até porque um hábito que hoje é saudável, amanhã pode ser neutro ou prejudicial.

Como você classificaria o hábito de ficar 6 horas por dia nas redes sociais? Em um primeiro momento parece um hábito prejudicial. E se a pessoa trabalha com isso? Por isso que eu disse que precisamos avaliar o hábito pensando nos objetivos que temos.

Deixa eu te dar outro exemplo. Imagina que você trabalha com Contabilidade e não tem o hábito de ler e estudar. Como você classifica este hábito?

Se você pretende crescer na carreira, expandir seu negócio, eu estou segura em falar que este hábito é prejudicial. Com as grandes mudanças que vivemos em razão da Pandemia, as leis passaram por grandes alterações, impactando diretamente na sua vida profissional e no seu negócio dentro da Contabilidade.

Os hábitos prejudiciais são aqueles que te afastam dos teus objetivos e sonhos.

Os hábitos neutros são aqueles que não interferem, nem positiva e nem negativamente, na sua caminhada rumo ao seu objetivo.

Já os hábitos saudáveis são aqueles que te levam ao encontro das suas metas. Se você trabalha com Contabilidade e tem o hábito de ler, estudar, buscar atualizações este é, certamente, um hábito que vai te ajudar a crescer na carreira, se este é o seu objetivo.

Então para que você classifique seus hábitos, tenha muito claro quais são seus objetivos e sonhos e pense o que você está fazendo no seu dia a dia e qual impacto eles têm na sua vida.

Falando da Saúde Mental, nossos hábitos têm grande impacto, seja para o lado positivo ou para o negativo.

Os hábitos saudáveis são fundamentais para preservarmos nossa saúde mental e passarmos por momentos desafiadores como este que vivemos com a Pandemia.

Voltando ao exemplo da Contabilidade, quem vai se sentir melhor? O profissional que tem o hábito de ler, estudar e buscar atualizações ou aquele que não tem esse hábito?

como a pessoa que não tem o hábito de ler e estudar vai se sentir quando for demitido ou seus clientes escolherem buscar outro escritório? As chances dele desenvolver algum transtorno são grandes.

Investindo seu tempo em hábitos saudáveis, a probabilidade de ter ansiedade, medo e insegurança vão diminuir bastante.

E eu deixo 04 Passos para que você desenvolva Hábitos Poderosos:

Passo 1 - Saiba muito bem onde você quer chegar e quais são seus objetivos, na vida familiar, profissional, relacionamentos com amigos e espiritualidade e escreva esses objetivos em um papel ou algum lugar da tua preferência.

Passo 2 – Escreva quais são os seus hábitos. Pense bem o que você costuma fazer desde a hora que você acorda até quando você vai dormir. O que você faz? Quanto tempo você usa em cada atividade? Por exemplo, fico 15 minutos no Instagram, 30 minutos para tomar café da manhã, 20 minutos para me arrumar para ir trabalhar etc. Seja bem específico na sua lista.

Passo 3 – Avalie os seus hábitos e como eles estão impactando a sua caminhada rumo aos teus objetivos e sonhos. Classifique cada um deles como saudável, neutro ou prejudicial.

Passo 4 – Defina ações para que você potencialize o impacto dos teus hábitos saudáveis e como você pode minimizar ou até mesmo eliminar os hábitos prejudiciais. Escreva as ações que você vai realizar e coloque uma data para iniciar.

Seguindo esses quatro passos, você terá hábitos melhores e será uma pessoa muito mais saudável mentalmente!