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3 Estágios para vencer às preocupações

Por Psicóloga Priscila Gomes: CRP08/25120
Foto da Psicóloga Priscila Gomes - No artigo 3 Estágios para vencer às preocupações

21/05/2021

Quando nos preocupamos muito com alguma coisa estamos deixando de viver momentos do nosso presente que não vão voltar mais.

Vamos lá entender mais detalhadamente o que significa preocupação:

prevenção, opinião antecipada, ideia fixa que perturba ao ponto de produzir sofrimento causando inquietação.

Eu atendo muitas pessoas que se preocupam demais. Sempre digo à elas:

Preocupar é se ocupar do que ainda não aconteceu.

Na Terapia Cognitivo Comportamental que é minha linha de trabalho dentro da psicologia, nós temos diversas técnicas para trabalhar com este tema recorrente que causa tantos prejuízos para a vida das pessoas.

Aproveito para destacar, que o excesso de preocupação gera ansiedade. Pessoas ansiosas são muito ligadas ao futuro, pois na intenção de prever os acontecimentos já antecipam uma solução para o que possivelmente vá surgir.

Vou deixar aqui 3 estágios que precisamos passar para compreender a raiz das nossas preocupações.

1. Reconhecer o que está acontecendo

Este estágio é muito importante para que possamos de fato identificar a realidade.

Nem sempre isso é possível, por isso deixo uma dica pra você: quando uma situação se apresentar de forma muito ruim, com aquela sensação de que não tem solução, procure alguém de sua confiança e pergunte a ela sobre o que ela vê a respeito do que está acontecendo. Vale lembrar que você deve recorrer a quem de fato você confie, pois logo o que esta pessoa disser, será mais fácil e leve de você acolher.

Por que estou dizendo isso à você?

Pelo fato de que quando estamos passando por um problema, nossa tendência é não conseguir ver saída, porque só vemos a dificuldade, pois estamos envolvidos com ela.

Estágio 2: Recursos internos

Lembre de situações difíceis que você já viveu antes e de como você fez para resolver. Nada em nossa vida acontece de forma isolada, logo há sempre ao que recorrer que nos ajude em situações presentes.

Faça uma lista destas situações e ao lado de cada uma, escreva o que você fez para resolver.

Fazer isso de forma organizada vai te ajudar a visualizar com clareza quais são os seus recursos internos.

Estágio 3: Um passo de cada vez

Na maioria das vezes pessoas muito preocupadas, querem resolver tudo ao mesmo tempo.

Aqui vale uma dica prática pra você:

É o momento do (OPA).

Observe, pense e haja.

Esta dica é valiosa, pois se você de fato observar a situação, pensar no que fazer e aí sim, partir para a ação, certamente os frutos serão bons.

Não tem como abraçarmos o mundo, mas tem como abraçarmos uma pessoa por vez.

Neste momento cabe uma lista de prioridades:

Coloque nesta lista tudo o que te preocupa, vai lá, o céu não é o limite.

Depois de escrever tudo é o momento de verificar o que é sua responsabilidade e o que não é.

Aquilo que for seu, agora você já sabe que é importante reconhecer a realidade e depois acessar os seus recursos internos para dar soluções.

E o que não for seu, entregue a quem pertence.

Nós precisamos dar conta de carregar apenas nossa bagagem.

Preocupe-se menos e ocupe-se mais.